Lançamento do livro Na trilha do Rio – Cultura e cidadania na Bacia do Rio Doce

A Lucca Cultura e Tecnologia, com atuação há dezesseis anos no mercado editorial, vem lançar o livro Na trilha do Rio – cultura e cidadania na Bacia do Rio Doce, que apresenta em seu conteúdo a produção cultural e artística, o patrimônio histórico, o artesanato, a culinária, as festas e os ofícios tradicionais em 15 municípios banhados pelo Rio Doce e afluentes: Ponte Nova, Nova Era, Antônio Dias, Timóteo, Coronel Fabriciano, Ipatinga,  Ipaba, Belo Oriente, Naque, Periquito, Governador Valadares, Tumiritinga, Conselheiro Pena, Resplendor e Aimorés.

O projeto teve como objetivo pesquisar o patrimônio cultural em alguns municípios ao longo da Bacia do Rio Doce, em Minas Gerais. Identificar e documentar as produções artísticas, festejos e folguedos, ofícios e manifestações tradicionais, hábitos que definem aqueles que habitam as margens do Rio Doce e que têm com ele uma relação próxima, íntima, enraizada em seus princípios.

O projeto antecedeu a maior tragédia ambiental ocorrida no Brasil, com o rompimento da barragem de rejeitos da Mineradora Samarco, em Mariana, em novembro de 2015, que transformou as águas do Rio Doce e se abateu sobre as comunidades ribeirinhas levando os sonhos e a alegria de muitos.

Decidimos acreditar no projeto e sair pelo rio em busca da cultura que é viva e resiste. Em mais de quinze cidades, às margens do Rio Doce ou de seus afluentes, no período entre março e outubro de 2017, seguimos as águas para encontrar os sons dos tambores, as rezas para Nossa Senhora do Rosário, trançados de crochê, couro, taquara e fibra de indaiá, teatro, musicalidade, patrimônio edificado e histórias preservadas.

Será realizado lançamento do livro  em Aimorés no dia 13 de abril, às 19:00 horas na Câmara Municipal de Aimorés. O evento contatará com uma palestra da pesquisadora e autora Maria Alice Braga e dos consultores de cultura – Deolinda Alice dos Santos e de meio ambiente – Henrique Lobo. Mestres e mestras da cultura local serão convidados a participar.

O livro foi viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Copasa e Cenibra e apoio do IBIO.

Dia 13 de abril – sexta feira

Local: Câmara Municipal de Aimorés