Em Aimorés Segurança Pública de Minas Gerais e Polícia Militar do Espírito Santo reforçam compromisso de combater crimes de fronteira de forma articulada

Gabinete Estratégico de Segurança de MG montado durante encontro do Fórum Regional teve a participação da PM capixaba. O objetivo foi ouvir as demandas da área de segurança e entender a realidade local.

O Governo de Minas estimula a participação popular e tem percorrido todos os territórios do Estado para compreender de perto as diferentes demandas dessas regiões. Pronta para ouvir as necessidades da população do interior e propor soluções pontuais, na quinta-feira (5/10), mais uma vez, a cúpula da segurança pública mineira montou o Gabinete Estratégico durante o Fórum Regional de Aimorés, no Território Vale do Rio Doce.

Desta vez, para tratar assuntos relacionados aos crimes de fronteira, de forma articulada, o atendimento também contou com a presença de representantes da Polícia Militar do Espírito Santo, importante aliado nas ações de combate à criminalidade nas áreas de divisas entre os dois estados.

No Gabinete Estratégico de Segurança, nome dado ao “QG” montado nos Fóruns Regionais pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), estavam presentes o subsecretário de Integração da Sesp, Marcelo Vladmir Corrêa, o chefe de gabinete da Polícia Civil de Minas, Bruno Tasca Cabral, o comandante da 2ª Cia da PM do Espírito Santo, capitão Wagner Batista de Souza, e o comandante do 8º Batalhão da PM do Espírito Santo, tenente-coronel Rômulo Souza Dias.

Juntos, em um atendimento integrado, eles ouviram demandas de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e lideranças políticas de toda a região e apresentaram propostas de soluções, conforme as características de cada contexto.

O subsecretário de Integração da Sesp, Marcelo Vladimir Corrêa, destaca que a secretaria busca atuar de forma integrada não só com as Forças de Segurança do Estado, mas também com a nacional e com as de outros estados, como é o caso de Espírito Santo.

Por meio do Pacto Integrador de Segurança Pública Interestadual, por exemplo, a pasta compartilha informações de segurança com outros estados da federação e planeja operações integradas de combate ao crime organizado nas áreas de divisa. “Precisamos agir de forma conjunta, pois o crime não tem fronteiras”, ressaltou o subsecretário.

Para reforçar esse trabalho, o comandante do 8º Batalhão da PM do ES, tenente-coronel Rômulo Souza Dias, responsável pelo policiamento de sete municípios da região noroeste desse Estado, disse que a Polícia Militar do Espirito Santo trabalha em parceria com as polícias de Minas, principalmente nos pontos de divisa, e estará sempre pronta para a execução de atividades conjuntas.

Além de apresentar suas demandas de segurança pública, na oportunidade, o prefeito de Santa Rita do Itueto, Firmino Ton, também aproveitou para elogiar o trabalho que vem sendo desenvolvido pelas polícias na região. “Temos contado com o forte apoio das corporações para combater a criminalidade no município”, destacou.

Pelo menos 15 prefeitos, vereadores e técnicos de prefeituras passaram pelo Gabinete Estratégico, montado em onze dos 14 eventos de Fórum Regional realizados pelo Governo de Minas.

As demandas ouvidas e discutidas no Gabinete Estratégico são registradas pela equipe técnica da Sesp. Todos os prefeitos recebem retorno dos pedidos, com detalhamentos, além de materiais que poderão contribuir para um trabalho integrado que melhore a segurança e a qualidade de vida da população.

Maratona de Prevenção às Drogas

No evento, enquanto os representantes da Sesp atendiam as lideranças, cerca de 160 alunos da Escola Municipal Teixeira Soares, instalada no município, participaram de uma Maratona da Prevenção ao uso de drogas, promovida pela Subsecretaria de Políticas Sobre Drogas (Supod), da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp).

Além de conscientizarem sobre os malefícios do uso de álcool e outros entorpecentes, as brincadeiras estimulam a solidariedade, criatividade, companheirismo, saúde e educação.

Para alcançar as metas propostas, os adolescentes tiveram que trabalhar em conjunto, por meio de duas equipes: azul e laranja. Eles também demonstraram solidariedade e arrecadaram 150 quilos de alimentos que serão doados para uma instituição que cuida de jovens carentes do município: AMAR – Associação de Assistência ao Menor Aimoreense.

Vitória Lopes, de 11 anos, disse que gostou de participar das atividades. Elas começaram a ser desenvolvidas ainda dentro de sala de aula. Com a mediação dos professores, os alunos já vinham debatendo sobre o assunto, planejando gritos de guerra contra o uso de drogas, dentre outras atividades preparatórias.

“É muito legal! Brinquei e pude tirar algumas dúvidas. Acho importante para que os adolescentes saiam das drogas”, disse Vitória. A equipe laranja venceu a maratona, tendo a melhor pontuação nas atividades propostas.

Capacitação dos professores

No período da tarde, a Superintendente de Prevenção ao Uso Nocivo de Drogas da Sesp, Fabiane Oliveira, ministrou uma capacitação baseada nas Diretrizes Internacionais de Prevenção na Base Escolar, para orientar os professores sobre a melhor forma de trabalhar com essa temática nas classes.

Os profissionais puderam refletir sobre o problema, aprender formas de identificar a questão no ambiente escolar, como preveni-lo e como auxliar os jovens na busca por ajuda. A professora do ensino infantil da rede municipal, Rozimere Corre, diz que é importante tratar a prevenção desde o ensino infantil. “Na capacitação recebi várias dicas de como tratar o assunto em sala de aula, de forma lúdica”, conta.

Fotos: Dayana Silva

Acesse as redes sociais oficiais do Governo MG