Aimorés realiza a IX Conferência de Assistência Social

A IX Conferencia Municipal de Assistência Social de Aimorés contou com a participação da sociedade civil e de representantes governamentais, e teve como objetivo, debater e avaliar a Política Municipal de Assistência Social, bem como propor novas diretrizes.

A IX Conferencia foi convocada conjuntamente pelo Prefeito  Marcelo Sr. Marques e o Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social  Sr. Marco António Tostes Chaves, e foi realizada nos dias 13 e 14 de junho de 2017, no auditório da UNIPAC de Aimorés, com o tema “Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS”.

As atividades se iniciaram no dia 13/06 (terça-feira) com a presença do prefeito, que juntamente com a Secretária Municipal de Assistência Social, e com o Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, que receberam a todos, dando boas vindas e agradecendo pela presença e empenho na realização da IX Conferencia. Participaram também da mesa de abertura as autoridades: Rubens Barcelos, Presidente da Câmara de Aimorés; Carla Beatriz, representando a Unipac de Aimorés; Gledson Pedroni, Comandante da 49 Cia da Polícia Militar; Cristiane Gobbo, representando os usuários da Assistência Social; Luiz Melchiades da Costa – representando as entidades não governamentais.

Em seguida, foi realizada a leitura do regimento interno da conferência pelo Sr. Walace Rosa Gomes, sendo discutido e aprovado pela plenária. Dando sequência, a Palestrante Beth Franca, realizou a palestra magna que abrangeu o tema: “Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS”, bem como os quatro eixos temáticos que subsidiaram a elaboração das propostas em conformidade com a realidade municipal.

No período da tarde, a equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social, do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e do Centro de Referencia Especializado de Assistência Social (CREAS) coordenaram o painel, demonstrando a oferta dos serviços, bem como, apresentação dos dados de atendimentos.

Em seguida, teve a importante participação do Conselheiro do Conselho Estadual de Assistência Social de Minas Gerais (CEAS), Sr. Isac Lopes, abordando aspectos do controle e participação social, além de demonstrar as principais atividades desenvolvidas pelo CEAS-MG desde 2015.

Após o intervalo, foi realizada a divisão dos grupos, onde os participantes puderam aprofundar as discussões e elencar as propostas que foram submetidas a plenária final. Sendo os 04 eixos a seguir:

EIXO 1: A proteção social não-contributiva e o princípio da equidade  como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais;

EIXO 2: Gestão democrática e controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS;

EIXO 3: Acesso às seguranças socioassistenciais  e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais;

EIXO 4: A legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.

Na manhã desta quarta-feira (14/06), seguiu-se a IX Conferencia Municipal com a instalação da plenária final, onde foram apresentadas as propostas em cada eixos, sendo definido pela plenária final 10 propostas para o ente municipal, 02 para o ente estadual e 06 para o ente federal. Logo após, foi realizada a eleição dos 04 delegados que representarão o município na Conferência Regional em Governador Valadares.

Os trabalhos da IX Conferencia Municipal de Assistência Social de Aimorés, foi encerrado as 11h onde foi procedido a entrega dos certificados a todos os participantes.

É importante ressaltar a participação dos usuários, havendo representatividade significativa dos distritos, que durante o processo de conferência externaram e apontaram a busca de melhorias em serviços, programas, projetos e benefícios no âmbito do SUAS.