Campanha de Prevenção de Acidentes com a População

A CEMIG PROMOVE CAMPANHA PARA OS CUIDADOS A SEREM TOMADOS DURANTE A INSTALAÇÃO E MANUTENÇÃO DE ANTENAS DE TV DE FORMA QUE ELAS FIQUEM LONGE DAS REDES AÉREAS DE DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA.

O sinal analógico de TV será encerrado em diversos municípios mineiros e também na capital, sendo este substituído pelo sinal digital, e, com isso, faz-se necessária a instalação da antena para TV digital e, caso sua TV não disponha de conversor interno, este deve ser instalado em conjunto com seu televisor.

 Estamos orientando as pessoas que instalem suas antenas longe dos fios das redes elétricas.

O ideal é que um técnico qualificado (antenista) seja contratado para tal.

Os principais cuidados a serem observados antes de instalar a antena:

  • A distância da antena em relação a rede elétrica deve ser maior do que o tamanho da haste, pois se ela cair, não atingirá os fios energizados.
  • A afixação da haste deve ser bastante firme para que os vendavais não a derrubem.
  • O fio de sinal (fio da antena) deve ser bem afixado a haste e deve chegar ao interior da residência por um eletroduto.
  • Em edificações elevadas, a antena não pode exceder a altura do captor de para-raios
  • Antenas internas não podem ser colocadas para fora das janelas pois correm o risco de encostarem nos fios da rede elétrica e causar acidentes.
  • Dentro de casa, não utilize “Ts” ou Benjamins. Caso não exista uma tomada para cada aparelho, utilize um filtro de linha com proteção contra sobrecorrente (fusível ou microdisjuntor).

Os acidentes de natureza elétrica envolvendo antenas de TV e rádio ocorrem quando a antena cai sobre os fios da rede elétrica ou quando da sua instalação, no içamento ela se aproxima ou toca os fios energizados.

A recomendação para se evitar tais acidentes é simples: Não encostar e nem aproximar a antena dos fios das redes elétricas.

As tensões (“voltagens”) existentes nas redes elétricas variam de 127 / 220 Volts na baixa tensão e 7960 a 13800 Volts na média tensão.

Obs.: Há cidades que operam com 23KV (23 mil volts) na média tensão, a exemplo de Juiz de Fora.

No cartaz é passada a seguinte mensagem:

Pratique a segurança em suas obras e esteja sempre consciente de que com a energia elétrica não se deve descuidar. 

A melhor opção é fazer um planejamento bem detalhado, contratar um bom profissional e deixar todos atentos aos perigos de se aproximar ou encostar materiais nos fios das redes elétricas.

De posse dessas dicas, repasse-as as outras pessoas.  Em caso de dúvidas ou acidentes envolvendo a rede elétrica, chame imediatamente a Cemig através do número 116!

 

A Cemig agradece a sua atenção!

Muito obrigado!

 

COMPARTILHE